sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

10 mandamentos para o Carnaval

Carnaval é época de liberar geral!!!! _ Calma, não é bem assim... é bom ter juízo e tomar alguns cuidados:


1 - Se for beber deixe o carro em casa, pegue carona ou chame um táxi;

2 - Usem CAMISINHA(no mínimo). Não vai pegar uma DST ou engravidar de um muleque que você nunca viu na vida e que ainda fala "véi e zin"(me ajuda né?). Ou no caso dos meninos, deixar um herdeiro numa mocréia que você só pegou pra competir com seu amigo que pegou mais mulheres que você!! _ Me poupe!

3 - Drogas moçada, só dá problemas, se não é com a família é com a polícia, ou com seu organismo. Não quer morrer de overdose né?... Não usem, ponto.

4 - Tomem cuidadado na hora do pipi, pois marmanjos covardes, tarados e imaturos fazem foto do celular e jogam na internet.

5 - Leve somente o que você vai precisar de fato. Evite andar com cartões de crédito e cheques. Celular e carteira sempre no bolso da frente.

7 - Nunca, nunca, compre cerveja em garrafa. Isso corta os pés das pessoas. E se rolar uma briga as consequências podem ser catastróficas;

8 - Não aceitem bebidas de qualquer um, pois corre o risco de ser um "boa noite Cinderela". Ouuuu aceite e acorde na quarta-feira de cinzas abraçado com um cachorro pulguento na Praça Tiradentes... se não acontecer coisa pior!!!

9 - Tenham espírito esportivo. Muitas confusões começam por conta de um pisão no pé;

10 - CARPE DIEM!!!!

Divirtam-se!!

Desejo a todos um perfeito carnaval!!

Abraços!!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

História do Carnaval

Carnaval surgiu como festa de 'despedida dos prazeres' antes da Quaresma católica

Antes dos 40 dias de 'privações' impostas, povo comia e bebia muito.
No Brasil, festa começou com o Entrudo, brincadeira considerada violenta.

Reprodução

Reprodução

Carnaval de Veneza tem tradição de máscaras

Embora tenha anos de tradição no Brasil e no mundo, o carnaval não começou com escolas de samba desfilando pelas ruas e mulheres bonitas sambando com fantasias superproduzidas. A história da festa que hoje mobiliza milhares de pessoas durante o ano tem início controverso: alguns dizem que já existiam comemorações parecidas nas sociedades greco-romanas e egípcias da antiguidade, e outros argumentam que o verdadeiro carnaval nasceu na Idade Média, com o surgimento da Quaresma criada pela igreja Católica.

Segundo o pesquisador Felipe Ferreira, autor de "O livro de ouro do carnaval brasileiro", as comemorações pagãs antes de Cristo foram precursoras de todo tipo de festa publica e não apenas do carnaval. Em seu livro, ele escreve que as festas em homenagem à deusa Isis ou ao deus Baco, por exemplo, incluíam pessoas mascaradas, bebidas e outros excessos. Mas foi só nos primeiros séculos da era cristã que há relatos mais detalhados de festas que juntam máscaras, fantasias e desfiles.

Segundo ele, nesse sentido, o conceito de carnaval é duplo, podendo significar tanto um espírito festeiro, que pode se manifestar em qualquer época do ano, quanto o carnaval em si. “Em suma, no carnaval existe carnavalização, mas nem toda carnavalização é um carnaval”, escreve.

'Bota-fora' para a Quaresma

No ano de 604, o papa Gregório I definiu que, num período do ano, os fiéis deveriam se dedicar exclusivamente às questões espirituais. Seriam 40 dias em que se deveria evitar sexo, carnes vermelhas e festas. Quase quinhentos anos depois, a irmandade católica definiu as datas oficiais da chamada 'Quaresma', e o primeiro dia dela se chamaria ‘quarta-feira de cinzas’.

Aconteceu que os dias antes dessa quarta-feira começaram a ser de intenso consumo de carnes, bebidas e de festa. Aesse período deu-se o nome de ‘adeus à carne’, ou ‘carne vale’ em italiano, que,depois, passou a ser ‘carnevale’. A palavra virou sinônimo do que seria uma espécie de antônimo da Quaresma. “As ruas enchiam-se de gente fazendo tudo aquilo que não se devia ou não se podia fazer durante o resto do ano. [...] O que dava o caráter especial ao carnaval era a grande concentração de brincadeiras num mesmo período, a proximidade com a longa abstinência com a Quaresma e o fato de a coisa toda ter dia e hora marcados para acabar”, escreve Felipe Ferreira.

Reprodução

Reprodução

Carnaval história

Os dias de festa antes da Quaresma passaram a ser apoiados, embora não oficialmente, pela própria igreja, que dessa maneira podia cobrar mais rigor religioso no perído pós-folia.

Durante a Idade Média, o 'bota-fora' para a Quaresma tinha máscaras e fantasias. As mais comuns eram de urso e de homem selvagem. Em peças teatrais, que se tornaram uma das principais atrações das comemorações carnavalescas, o 'Senhor Carnaval' lutava contra a 'Dona Quaresma'. Nessa época,os jovens eram os grandes organizadores das brincadeiras de carnaval, formando grupos (as 'sociedades alegres') e se apresentando na cidade.

Carnaval virou chique em Paris

Com o passar do tempo, as festas antes da Quaresma tornaram-se mais elaboradas e elitizadas. Em Veneza, por exemplo, a temporada passou a começar no início de janeiro. No período iluminista, até óperas celebravam o carnaval italiano e os mascarados andavam por toda a parte de Veneza. Na França, o rei Luis XIV comandava ele próprio bailes nos salões reais.

Mas a invenção do carnaval como o conhecemos hoje, com bailes e desfiles de fantasiados, aconteceu na Paris do séc XIX, mais precisamente em 1830. “Os donos do poder parisiense rapidamente perceberam os prazeres e as lucrativas negociações que poderiam resultar das festas carnavalescas” escreveu Felipe Ferreira.

A burguesia parisiense passou a patrocinar os maiores bailes a fantasia da temporada e surgiu a noção de mistura entre as classes sociais. Foi esse modelo de carnaval que mais tarde seria adotado no Brasil.

No Brasil, a mistura

Os festejos nos dias que antecediam a Quaresma no Brasil recém-colonizado aconteciam da maneira lusitana. As brincadeiras se chamavam 'entrudo' e consistiam em jogar água, pós, perfumes e outros líquidos, ovos, sacos de areia, entre outras coisas sobre os pedestres. A brincadeira era considerada violenta e chegou a deixar mortos no país.

"Isso mudou no começo do século XIX, quando o país foi se tornando mais desenvolvido, e quis se livrar do passado português. Uma das formas de se distanciar da ex-metrópole era acabar com esse costume do entrudo, que era considerado ultrapassado, selvagem e grosseiro. Para isso, a burguesia do Rio de Janeiro procurou um modelo sofisticado de carnaval, que na época era o de Paris, com bailes e desfiles de carruagens", explicou Felipe Ferreira.

Mas, segundo ele, essa presença de um novo tipo de carnaval, ao invés de acabar com as festas de rua, com o 'entrudo',fez uma mistura que não é nem só da elite nem só popular. "Começam a surgir formas de organização variadas como blocos, clubes, cordões e ranchos, que vão fazer com o que o carnaval carioca, que influencia o carnaval do Brasil todo, fique diferente dos carnavais de qualquer outro país", diz Ferreira.


Fonte da Internet: ( http://g1.globo.com/Carnaval2009/0,,MUL1006092-16634,00.html)

Cozinhar é uma Arte!!

Sabe, ando apaixonada por receitas, por culinária, e vira e mexe encontro uma diferente!
A seleção dos ingredientes, a fase mágica do preparo minuncioso de cada receita, é literalmnte uma delícia!
Nunca pensei que diria isso, um dia!! rsrsrsrsrs

Saborear, e claro, ver as pessoas pra quem eu dediquei tal prato se deliciando é muito bom!!

Eu não dedico literalmente falando, é incondicionalmente sabe?
A maioria das receitas que fiz, fiz para meu Tiago. É uma delícia vê-lo rapando panelas e tabuleiros!

O Lucas já provou duas receitas... e foi ótimo, ele adorou como o pai.

Já dediquei uma receita para um grupo de amigos... e acreditem, errei
(por algum motivo que ainda não sei)...mas não sobrou nem farelo para contar a história!!!
rsrsrsrs

Cozinhar é uma arte!!

E eu adoro arte... e na culinária, descobri outra paixão!

Junćões perfeitas, paixão, arte e prazer!
É, eu me divirto!

"O convidado é melhor juiz de uma refeição, que o cozinheiro."(Aristótoles)


Até a próxima


Filipa Oliveira

Seis e Trinta



"Pareço contigo
Normal e do avesso
Vamos seguir o caminho seguro
Pra continuarmos assim no futuro

Pareço contigo
Sem mais nem porquê
Vamos seguir nossas pistas
Com toda a incerteza
Pra continuarmos felizes à mesa

Eu dou um valor absurdo na vida
Ela me traz bem mais que alegria
Traz alguém pro meu sozinho
Você às seis e trinta

Pareço contigo
De olhos fechados
Vamos seguir no escuro
Sonhando acordados
Pra nunca deixar nossa luz se apagar

A gente se parece tanto
A gente está só começando
A gente vai se conhecendo
E vê que ainda não sabe nada
A gente só quer ser feliz
Um mundo mais equilibrado
A gente esquece que o amor
É tudo e não nos cobra nada

Eu dou um valor absurdo na vida
Ela me traz bem mais que alegria
Traz alguém pro meu sozinho
Você às seis e trinta"

Jota Quest

Por que as pessoas entram em sua vida?



Pessoas entram na sua vida por uma “Razão”, uma “Estação” ou uma “Vida Inteira”.
Quando você percebe qual deles é, você vai saber o que fazer por cada pessoa.

Quando alguém está em sua vida por uma “Razão”… é, geralmente, para suprir uma necessidade que você demonstrou. Elas vêm para auxiliá-lo numa dificuldade, te fornecer orientação e apoio, ajudá-lo física, emocional ou espiritualmente. Elas poderão parecer como uma dádiva de Deus, e são! Elas estão lá pela razão que você precisa que eles estejam lá. Então, sem nenhuma atitude errada de sua parte, ou em uma hora inconveniente, esta pessoa vai dizer ou fazer alguma coisa para levar essa relação a um fim. Ás vezes, essas pessoas morrem. Ás vezes, eles simplesmente se vão. Ás vezes, eles agem e te forçam a tomar uma posição. O que devemos entender é que nossas necessidades foram atendidas, nossos desejos preenchidos e o trabalho delas, feito. As suas orações foram atendidas. E agora é tempo de ir.

Quando pessoas entram em nossas vidas por uma “Estação”, é porque chegou sua vez de dividir, crescer e aprender. Elas trazem para você a experiência da paz, ou fazem você rir. Elas poderão ensiná-lo algo que você nunca fez. Elas, geralmente, te dão uma quantidade enorme de prazer… Acredite! É real! Mas somente por uma “Estação”.

Relacionamentos de uma “Vida Inteira” te ensinam lições para a vida inteira: coisas que você deve construir para ter uma formação emocional sólida. Sua tarefa é aceitar a lição, amar a pessoa, e colocar o que você aprendeu em uso em todos os outros relacionamentos e áreas de sua vida. É dito que o amor é cego, mas a amizade é clarividente. Obrigado por ser parte da minha vida.

Pare aqui e simplesmente SORRIA.

“Trabalhe como se você não precisasse do dinheiro,
Ame como se você nunca tivesse sido magoado, e dance como
se ninguém estivesse te observando.”

“O maior risco da vida é não fazer NADA.”


Martha Medeiros


Bolo de chocolate de Liquidificador

Tipo de Culinária: França
Rendimento: 16 porções

Massa

1 xícara(s) (chá) de leite morno(a)
3 unidade(s) de ovo
4 colher(es) (sopa) de margarina Qualy derretida(s)
2 xícara(s) (chá) de açúcar
1 xícara(s) (chá) de chocolate em pó
2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó

Cobertura

1 xícara(s) (chá) de açúcar
3 colher(es) (sopa) de amido de milho
5 colher(es) (sopa) de chocolate em pó
1 xícara(s) (chá) de água
quanto baste de sal
3 colher(es) (sopa) de margarina Qualy
1 colher(es) (chá) de essência de baunilha

Massa:

Bata bem todos os ingredientes da massa no liqüidificador. Coloque em uma fôrma redonda, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo.
Asse por cerca de 40 minutos em forno médio (180ºC), pré-aquecido.

Cobertura:

Leve todos os ingredientes ao fogo até engrossar em ponto de brigadeiro.Cubra o bolo em seguida.




O mundo é grande

Carlos Drummond de Andrade

O mundo é grande e cabe
nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
No breve de espaćo de beijar.


2009 pra mim e pra vocês!

É, 2009 se inicia e muitos sonhos, desejos, e coisas boas eu planto mais vez!

Tenho colhido frutos deliciosos! _ Graças a Deus!

Mas... pretendo plantar mais, para colher mais um pouquinho.
Preciso de pouco para ser feliz!! Graças a Deus!!! rsrsrsrs

Pra mim, basta ver minha família bem, com saúde, ter meus poucos e bons amigos, sentir o vento e a chuva, admirar o Pôr do sol, fazer as pessoas que me rodeiam sorrirem(mesmo que uma bobagem qualquer), ter meu amor do lado me amando como sempre, correndo atrás dos meus estudos, e de uma graninha aqui e outra ali( claro né gente, infelizmente não vivemos sem grana).

Errar, é o que eu mais faço, mas é assim que eu mais aprendo também. Bom de mais!
Ser perfeita, IMPOSSÍVEL, nem desejo, sabia que com alguns dos meus desastres, quedas, eu faço alguém sorrir, ou ficar feliz?

rsrsrsrs... e isso é um fato.

Desejo em 2009 mudar...isso mesmo...uma coisa aqui e outra ali...algumas de minhas manias e loucuras de um bom virginiano.

Desejo que as pessoas se respeitem mais, que cuidem dos animais e do nosso sofrido planeta.
Respeito...é o caminho.
Respeitar os idosos, as crianças, os adolescentes, os índios, asiáticos, negros, ruivos brancos, mulatos, os doentes os saudáveis, o antigo o novo, o hetero, o homo e o Bi, o mocinho e o bandido, o alto e o baixo, vamos respeitar o meu espaço, o seu espaço, o espaço do vizinho... e etc e vai!!!!

Vamos plantar árvores, vamos adotar um bichinho, (sem alimentar o mercado negro de animais silvestres, e/ou ameaçados de extinção), vamos para escola para aprendermos coisas novas e dar valor para as velhas, vamos dar bom dia para o motorista do ônibos, vamos pedir Por Favor.

Vamos ajudar o próximo com o que podemos ajudar... se puder ajudar com apenas um ombro amigo... AJUDE.

Desejo que sejamos mais solidários.

Desejo que 2009 seja feliz para todos!! ( nem que for só mais um pouquinho!)

Eu já tive minha felicidade este ano, e pretendo plantar alegrias e colher mais felicidade.

Nada como respeito e um sorriso para conquistar o paraíso!!


Sejam felizes!!



Estrela
Filipa Oliveira