quinta-feira, 19 de março de 2009

Águas de Março (Tom Jobim)



É pau, é pedra
É o fim do caminho
É um resto de toco
É um pouco sozinho
É um caco de vidro
É a vida, é o sol
É a noite, é a morte
É um laço, é o anzol
É peroba no campo
É o nó da madeira
Caingá candeia
É o matita pereira
É madeira de vento
Tombo da ribanceira
É o mistério profundo
É o queira ou não queira
É o vento ventando
É o fim da ladeira
É a viga, é o vão
Festa da cumeeira
É a chuva chovendo
É conversa ribeira
Das águas de março
É o fim da canseira
É o pé, é o chão
É a marcha estradeira
Passarinho na mão
Pedra de atiradeira
É uma ave no céu
É uma ave no chão
É um regato, é uma fonte
É um pedaço de pão
É o fundo do poço
É o fim do caminho
No rosto um desgosto
É um pouco sozinho
É um estepe, é um prego
É uma conta, é um conto
É um pingo pingando
É uma ponta, é um ponto
É um peixe, é um gesto
É uma prata brilhando
É a luz da manhã
É o tijolo chegando
É a lenha, é o dia
É o fim da picada
É a garrafa de cana
O estilhaço na estrada
É o projeto da casa
É o corpo na cama
É o carro enguiçado
É a lama, é a lama
É um passo, é uma ponte
É um sapo, é uma rã
É um resto de mato
Na luz da manhã
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração!

Lei proíbe motorista de dirigir com fone no ouvido

Lei permite GPS, mas proíbe motorista de assistir DVD.Especialista respode a essas e outras dúvidas dos internautas.


Foram mais de 600 perguntas enviadas por internautas após a leitura da coluna "Tire dúvidas sobre o Código de Trânsito" publicada no G1. Acima do tudo, o volume de questões mostra como as leis do trânsito brasileiro provocam muitas dúvidas entre motoristas, motociclistas e pedestres. Selecionamos algumas perguntas abaixo para serem respondidas. Nas próximas semanas, outras questões enviadas pelos leitores também serão esclarecidas. Confira:

Pode-se dirigir utilizando fone de ouvido?


- Orlan Lourenço
Utilizar fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular é proibido, de acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro.

Pelo que sei aparelhos de DVD em carros só é permitido quando a tela fica exposta para os passageiros do banco traseiro. Mas os aparelhos de GPS fixados nos vidros dianteiros servem para uso exclusivo do motorista. Isso pode?


- Júnior
De acordo com o artigo 1º da resolução nº 242, de 22 de junho de 2007, fica permitida a instalação e a utilização de aparelho gerador de imagem cartográfica com interface de geo processamento destinado a orientar o condutor quanto ao funcionamento do veículo. Para o sistema de auxílio a manobras e também para auxiliar na indicação de trajetos ou orientar sobre as condições da via. Tudo isso por intermédio de mapas, imagens e símbolos. Ou seja, o uso do GPS é permitido por lei.

Entretanto, a mesma resolução informa, por meio do artigo 3º, que fica proibida a instalação de equipamento capaz de gerar imagens para fins de entretenimento. O que isso quer dizer? Que um DVD, por exemplo, somente será permitido na parte dianteira se o sistema possuir um mecanismo automático que o torne inoperante ou comute para a função de informação de auxílio à orientação do condutor quando o veículo estiver em movimento. Ou então, instalado de forma que somente os passageiros ocupantes dos bancos traseiros possam visualizar as imagens.

Carro rebaixado e com película escura é permitido?


- João Henrique
Esse assunto é polêmico. Primeiro, de acordo com a resolução 262 de 14 de dezembro de 2007, a modificação da suspensão estava autorizada. Apenas era feita uma menção no artigo 6º que não seria permitida a utilização de suspensão com regulagem de altura. Para regularizar a situação dos veículos com suspensão modificada, bastava constar no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) a nova altura do veículo. Mas, depois, veio a resolução nº 292, de 29 de agosto de 2008, que continua permitindo a modificação da suspensão, ainda sem liberar o uso de sistema de regulagem de altura, mas proibindo, de acordo com o artigo 8º, a alteração das características originais das molas do automóvel. Ou seja, pode mexer na suspensão, mas sem alterar as molas, que costumeiramente era a forma mais comum para se rebaixar um carro.

Sobre os vidros, conforme o artigo 3º da resolução nº 254, de 26 de outubro de 2007, é permitido o uso de película. Porém, fica estipulado que a transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% para o pára-brisa e 70% para os demais vidros indispensáveis à dirigibilidade do veículo.



É obrigatório farol aceso em rodovias durante o dia de céu claro?
- Leal
De acordo com o artigo 40 do Código de Trânsito Brasileiro, não é feita nenhuma exigência quanto à necessidade de se manter o farol aceso dos carros em dias claros, seja na estrada ou na cidade. Exige apenas que o condutor mantenha aceso, ao menos as luzes de posição do veículo, quando sob chuva forte, neblina ou cerração. No caso de veículo de transporte coletivo de passageiros, quando em faixa exclusiva, são obrigatórias as luzes acesas, tanto de dia quanto de noite. O mesmo vale para os ciclomotores.


É permitido dirigir moto dentro da cidade com a viseira levantada?

- Hélio de Souza Júnior
Se estiver sem óculos de proteção, não pode. No artigo 3º da resolução 203 de 29 de setembro de 2006, o texto afirma que o condutor e o passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado ou quadriciclo motorizado, para poder transitar em via pública, deverão utilizar capacete com viseira, ou na ausência dessa, óculos de proteção. Esse acessório é aquele que permite ao usuário a utilização simultânea de óculos corretivos ou de sol. Quando o veículo estiver em circulação, a viseira ou óculos de proteção deverão estar na frente dos olhos. No período noturno, é obrigatório o uso de viseira no padrão cristal.


Qual a distância mínima para estacionar em uma esquina? Sei que há uma lei que preserva um espaço para não bloquear a rua nem visão do motorista, mas é de 7m ou 11m?

- Laércio Taua
O artigo 181 do CTB afirma que ao estacionar o veículo em esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal o motorista estará cometendo uma infração média, que, além da multa, ainda pode acarretar na remoção do veículo. Em resumo, estacionar o carro em uma esquina é proibido, é preciso manter a distância mínima de cinco metros.


Até quando pode-se trafegar com o para-brisas rachado ou trincado?


- Waldomiro Santos de Lima
Essa é uma situação complicada. O artigo 230 do CTB aponta que conduzir o veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Contran é proibido. O pára-brisa não é obrigatório, mas não pode ser utilizado fora das especificações determinadas pelo órgão, que estabelece a visibilidade mínima de 75%. Desse modo, se o carro estiver com para-brisa danificado de tal forma que comprometa a visibilidade, o mais seguro é parar o veículo e retirá-lo por completo. Além de assegurar que os estilhaços não entrem no automóvel e machuque alguém, a visibilidade estará assegurada. Se o motorista trafegar com os demais vidros fechados, um bolsão de ar se formará no interior do carro e permitirá o uso relativamente normal até a chegada a uma oficina para o reparo.

Uma placa de proibido estacionar significa que não se pode estacionar antes ou depois dela?


- Thiago Duarte
Em algumas cidades, as placas trazem a palavra término ou início, que indicam a proibição ou não de estacionar a partir daquele ponto onde a placa está. Quando não está explícita a indicação de começo ou fim da área regulamentada, entende-se que toda a área daquela quadra ou quarteirão não permite o estacionamento.

Crianças podem sentar no banco traseiro sem o assento apropriado?


- Marco Aurelio
Em 28 de maio de 2008 entrou em vigor a resolução de nº 277 para aperfeiçoar a regulamentação dos artigos 64 e 65 do Código de Trânsito Brasileiro. Nessa última resolução, o artigo 1° define que para transitar em veículos automotores, os menores de dez anos deverão ser transportados nos bancos traseiros usando individualmente cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente. Ou seja, crianças com até um ano de idade deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “bebê conforto”.

Uso da cadeirinha infantil será obrigatório

Com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “cadeirinha”. Já as crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado “assento de elevação”. Com idade superior a sete anos e meio deverão utilizar o cinto de segurança do veículo. No artigo 2º existe a possibilidade de, na hipótese de a quantidade de crianças com idade inferior a dez anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro, será admitido o transporte daquela de maior estatura no banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança do veículo ou dispositivo de retenção adequado ao seu peso e altura. Em resumo, sem o assento apropriado só é permitido em veículos de transporte coletivo, táxis e peruas escolares.


Gostaria de saber como posso ver quantos pontos tenho na minha CNH?


- Adalberto Werner
Para isso basta acessar o site do DETRAN de seu estado. No caso de Santa Catarina é:
http://www.detran.sc.gov.br/ Para outros estados, basta trocar o “SC” pela sigla de seu estado. Em São Paulo, por exemplo, é: http://www.detran.sp.gov.br/. Logo na parte inicial da home page tem um área para consulta da pontuação na CNH. Basta clicar e preencher com seus dados pessoais, como o CPF e número da carteira de motorista.

O uso de faróis em túnel é obrigatório?

- Daiane
O artigo 40 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que o condutor deve manter acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante o dia nos túneis providos ou não de iluminação pública. Sou de Dracena (SP) e viajo muito para Dourados (MS), onde o álcool é bem mais caro.


Gostaria de saber se é permitido o transporte de combustível (em galões apropriados) na carroceria da minha picape?

- Rodrigo Esse assunto é repleto de controvérsias, mas no Código de Trânsito Brasileiro não há menção sobre o assunto. Ou seja, não existe uma lei específica. De qualquer modo, na resolução nº 26, de 21 de maio de 1998, o artigo 3º proíbe o transporte de produtos considerados perigosos conforme legislação específica, bem como daqueles que, por sua forma ou natureza, comprometam a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros. Desse modo, é possível constatar que o transporte de combustível só pode ser feito por veículo de carga e não aqueles destinados a passageiros e ainda desde que devidamente armazenado em recipiente próprio.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL10484249658,00LEI+PROIBE+MOTORISTA+DE+DIRIGIR+COM+FONE+NO+OUVIDO.html

(Globo.com)

segunda-feira, 9 de março de 2009

Minha Bulldog Francês


Petit - em Francês significa pequenino, pequeno.
Hoje uma orelha já subiu!!

Petit é dócil, super social, todos a mimam...no escritório do irmão do Tiago, (carta consulta) fizeram até e-mail pra ela.


petit@cartaconsulta.com.br

Água - Adoraaaa e nada maravilhosamente bem. Sente uma sede descomunal precisando abastecer sua vasilha pelo menos 3 vezes ao dia (depende do clima).
No sol - como é de pelagem branca e pele rosada, quando exposta por muito tempo ela se queima ficando com arredores dos olhos e boca avermelhados. Alguns acham exagero, mas por vezes protetor solar se faz necessário. Só porque é cachorro não significa que não precisa de cuidados.
E eu cuido.
Late pouco, grosso e tem dores de barriga frequentemente, pois come tudo o que vê, bezouros, mariposas, barata do brejo, passarinho, etc...além se ser alimentada por alguns (contra a minha vontade) com pães de queijo, broinhas e pão francês, guloseimas diversas ... Isso faz com que a flora intestinal dela fique sempre desrregulada.

Esta semana deixei um saco de biscoitos caninos lá, para que eles troquem essas delícias que eles dão a ela, por delícias adequadas á um cão. Vamos ver se funciona!!


Tem o hábito de enterrar comida.


Adora outros cães e se relaciona muito bem com todos que conheceu até hoje, desde fila á yorkshire.


Atende aos comandos NÃO e FORA...mas se porventura tais comandos não funcionarem, uma tapa no focinho (dado de leve) associado á um dos comandos sempre resolve!!

Acostumou a dormir sempre com um ponto de luz. Hoje ela tem uma lâmpada que consome pouca energia, que fica acesa toda a noite. Criadores me ensinaram que filhotes não podem dormir nunca no breu total, pois correm o risco de anteciparem problemas de visão.
Quando vai pra fazenda é muito engraçado:
Para termos uma viagem sossegada precisamos manter o ar condicionado ligado do contrário ela fica inquieta. E se precisar fazer as necessidades fisiológicas, não se preocupe, ela não fará no carro, tão pouco ficará apertada até chegar ao destino. Ela olha para o Tiago e late!!! _ Isso mesmo, ela late avisando que quer fazer alguma coisa.

As vezes estrala o quadril quando corre. Isso porque ela tem um problema de nome complicado que eu não saberia dizer agora. Portanto tapas na bunda são proibidos.


Ahhhhhhhhh... eu poderia escrever páginas sobre ela, afinal é minha companheira, meu docinho
minha filha canina!

Eu amo animais, fui criada entre bichos e educada para cuidar e amar.

Claro, já pequei na criaçao de outros cães...mas vivendo e aprendendo, né?

Hoje compreendo que é necessário estar preparado para adotar qualquer bichinho de natureza doméstica (cães e gatos).
Preparado financeiramente e psicologicamente, sim, eles dão gastos; eles comem, bebem, se machucam, adoecem, roem coisas , necessitam de banho, tosa,vacinas, atendimento médico, fazem coco, xixi, caem pêlo, sujam a casa, comem plantas, choram, latem, pulam... e muito mais.
Portanto pensem 1000 vezes se você , as pessoas que moram com você, sua casa e seu quintal, estão preprados pra uma adoção animal.

Animais NÃO são brinquedos.


Se eu pudesse acabaria com as cruéis carroças, circos que possuem animais, acabaria com as carrocinhas, com o mercado negro de animais silvestres e outros. Acabaria com a ala de animais do mercado central(BH), acabaria com as touradas, rodeios, caçadas no mundo inteiro, rinhas, acabaria com o comércio do horroroso foie gras, consumido por uma classe desprovida de cérebro.
Acabaria com corrida de cavalos, com o comércio de marfim, pele, acabaria com as indústrias de comésticos que que usam animais como cobaias ou mesmo coisas de animais para fazer seus produtos...acabaria com gaiolas etc etc e vai.


Eu sei que sou apenas um grão de areia neste mundão de Deus cosciente que é difícil mudar o mundo...mas confiante que tudo pode melhorar se eu educar meus filhos!!


Filipa Oliveira

quarta-feira, 4 de março de 2009

Benefícios da banana

Banana

Comer duas ou três bananas por dia é um excelente tratamento para superar a Depressão, segundo um estudo elaborado nas Filipinas, que destaca o alto teor de “trytophan”, um anti-depressivo natural, na fruta.

A conclusão é do Food and Nutrition Research Institute (FNRI) das Filipinas, um instituto agregado ao Ministério de Ciência e Tecnologia e o principal centro de investigação na área da Nutrição.

A pesquisa assegura que o nível de “trytophan” na banana mantém os níveis de serotonina no cérebro, melhorando o humor das pessoas.
O FNRI recomenda a ingestão de duas ou três bananas por dia, equivalentes a entre 20 e 30 gramas de hidratos de carbono e a entre 80 e 120 quilocalorias.

Os investigadores filipinos observaram outras virtudes da banana para a saúde, como os altos níveis de vitamina A, C, K e B6.

A B6, especificamente, é essencial na dieta e a sua ausência pode provocar problemas como insónia, fraqueza e irritabilidade. Os cientistas destacam que a vitamina regula o nível de glicose no sangue, o que também se repercute no estado de espírito das pessoas.

O instituto acrescenta que a banana não produz colesterol nem causa obesidade, reduz o risco de Enfarte do Miocárdio e contribui para reforçar a massa muscular e a energia, especialmente nas crianças.


(fonte: asnovidades.com.br)


É minha gente, acho que chegou a hora dar uma passadinha no sacolão e levar mais a sério o consumo desta fruta, que é tão rica no nosso Brasil!!

Saúde para todos!!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Resultado de um carnaval entre família e amigos!!


Eu e meu gatinho!!

Dá pra acreditar? Acho que quando se ama as coisas acontecem!!


Juntos mais uma vez!


Fazenda... ahhhh fazenda!!


Encantos mil!!


Momento Edward Mãos de Tesoura!!


Pôr do sol mais lindo que já vi na vida!!